quarta-feira, novembro 21, 2007

você sabia...


- que a criação de animais para consumo é a principal causa da destruição de florestas tropicais e a consequente extinção de espécies?
- que esses animais liberam, juntos, mais daqueles gases (que contribuem para o efeito estufa) que os meios de transporte?
- que o esterco é responsável por dois terços da emissão de amônia e óxido de nitrato, que formam as chuvas ácidas?
- que o pisoteamento dos animais em pastos é um componente do processo de desertificação dos solos?
- que os hormônios, antibióticos, pesticidas e outros produtos químicos utilizados na criação e manutenção dos gados produzem quantidades enormes de poluição, que vão parar nos rios e mares?
- que a seleção de bactérias super-resistentes é, em parte, provocada pela utilização dos (mais uma vez) antibióticos utilizados em gados criados de forma intensiva?

a pesquisa que chegou a essas conclusões está disponível aqui. as fontes, os dados, está tudo especificado. alguns estudos estão disponíveis online, na parte de references.


essa semana foi lançada na inglaterra, pela viva!, a campanha 'hot'. o objetivo é mostrar como a mudança na alimentação pode contribuir para a diminuição do aquecimento global.

aquela coisa: se cada um fizer a sua parte.....

3 comentários:

Carol disse...

Eu faço a minha parte desde pequena, não como carne pq é ruim, é nojento e pq não quero matar um animal inofensivo só por mais calorias no meu corpo!!!

Além do mais, as vegetarianas são mais gostosas!

Bjos

fernanda disse...

isso aí, carol: muito mais!
:)))

Anônimo disse...

é a cadeia alimentar, gente. os bichos comem uns aos outros. a gente come os bichos. depois que a gente morre, os bichinhos comem a gente.