quinta-feira, agosto 19, 2004


algumas coisas me marcaram no ano em que eu fiz biologia. uma delas foram as aulas de um professor de botânica, acho que ele se chamava júlio. loiro do olho azul, casado com uma japa. o filho deles era a coisa mais diferente (no bom sentido) que eu já vi. mas voltado à biologia, ele um dia falou sobre neotenia e ninguém levou mto a sério. mas aquilo sempre ficou na minha cabeça e hj, depois de uns 9 anos, eu resolvi procurar na internet.

resumindo (muuuuuito toscamente) o que eu entendi na época:
existe uma teoria segundo a qual a espécie humana sugiu da neotenia. isso quer dizer que nós seríamos um tipo de feto de macacos que se atingiu a maturidade sem terminar o seu desenvolvimento completo. isso explicaria o fato de não termos aquele monte de pêlos no corpo. entre outras coisas, é claro.

um trechinho sobre o assunto:

O retardamento do aparecimento de um estágio específico do desenvolvimento pode levar à neotenia, em que o descendente se parece com a forma juvenil do ancestral. Isto ocorreu na evolução da espécie humana. Acredita-se que através de um processo de neotenia, no qual a maturação do desenvolvimento físico foi retardada e o estado juvenil estendido, foi possível o crescimento prolongado da caixa craniana, permitindo o desenvolvimento de cérebros maiores. Por outro lado, esse mesmo retardamento de uma fase da ontogênese pode levar, durante a filogênese, à impressão de uma recapitulação, já que os descendentes podem ter um passo intermediário da ontogênese retardado e um passo posterior exacerbado. Um caso típico é o aparecimento transitório de um "rabo" durante o desenvolvimento de fetos humanos. http://www.usp.br/revistausp/n2/02metaf.html

Nenhum comentário: