terça-feira, abril 27, 2004

da folha de sp de ontem, caderno turismo 2:

26/04/2004 - 04h02
Estilista é mãe do cor-de-rosa-choque

No começo do século, duas rivais deram severos chacoalhões na história da moda. Uma, Gabrielle "Coco" Chanel, é conhecida de todos e ingressou nesse universo no fim do século 19. A outra, Elsa Schiaparelli, menos famosa, mas não menos importante, surgiu para a moda em 1930 e tem suas criações apresentadas em exposição no Musée de la Mode et du Textile em Paris.

Um dos tais chacoalhões que Schiaparelli deu foi colocar um grande sapato de cabeça para baixo na cabeça das mulheres, um dos exemplos da extrema criatividade dessa italiana que causava uma certa "invejinha" em sua rival Coco Chanel.

A estilista francesa, por sinal, não pronunciava o nome de Schiaparelli. Dizia apenas "aquela italiana que faz vestidos", com um forte tom de desdém.

Schiaparelli contou com a parceria de amigos como Salvador Dalí e Jean Cocteau e fez de tudo para aproximar a moda da arte. Assim, enfeitou um vestido de noite com uma lagosta gigante bordada e colocou unhas feitas de couro de cobra em um par de luvas vermelhas.

Schiaparelli foi responsável pela introdução de alguns elementos na moda francesa. Ela desenvolveu, por exemplo, a moda no estilo esportivo no país. Foi a primeira estilista a usar zíperes em roupas. Antes, o apetrecho era reservado ao mundo dos sapatos.

Além disso, foi sob encomenda dela que um químico inventou o rosa-choque, cor usada na embalagem do perfume Shocking, criado por ela. No fim, o produto batizou o novo tom de rosa.


além disso ela posava pro man ray (querido meu, sabe?). se fosse pra eu escolher uma época do passado pra viver, seria essa, e em paris mesmo.

aqui tem a versão virtual de uma exposição que fizeram sobre ela no museu de arte da filadélfia.

e pra completar esse assunto, a letra de uma música que tem tuuuudo a ver:

Cor de rosa choque
Roberto de Carvalho - Rita Lee

Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso de quem nada quer
Sexo frágil, não foge à luta
E nem só de cama vive a mulher

Por isso não provoque
É cor de rosa-choque

Mulher é bicho esquisito
Todo mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira, você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção

Por isso não provoque
É cor de rosa-choque

Nenhum comentário: