domingo, maio 04, 2008

real X falso: modi 2.0

diz a lenda que, aos 25 anos, amedeo modigliani decidiu que suas esculturas nunca seriam tão boas quanto suas pinturas e, num momento de desespero, jogou algumas cabeças (esculpidas, pra ser bem clara) no canal de mediceo, na sua cidade natal, livorno.

em 1984, quando era comemorado o centenário do artista, o museu de arte contemporânea da cidade organizou uma mostra de esculturas de modigliani e a curadora anunciou um desafio: encontrar as cabeças desaparecidas no canal.

os estudantes pietro luridiana, pierfrancesco ferrucci e michele ghelarducci esculpiram uma cabeça usando uma velha black and decker e a colocaram, secretamente, no canal. as buscas começaram e trabalhadores encontraram uma cabeça no estilo de modigliani. e não era a que os quatro amigos haviam forjado! na verdade ela tinha sido feita por angelo froglia, que posteriormente declarou que fazia parte de um trabalho conceitual para desmascarar os mecanismos do mercado da arte.

a cabeça feita pelos quatro estudantes foi a segunda a ser encontrada e historiadores da arte de toda a itália confirmaram a sua autenticidade!

agora, 24 anos depois, um dos autores da farsa resolveu refazer a cabeça. ela será leiloada no ebay entre os dia 14 e 24 de junho e a renda será doada a uma instituição que pesquisa de câncer, onde outro farsante (hehehe) trabalha.

tá tudo aqui, no modi 2.0.

mais:
- pinturas de modigliani
- museum of hoaxes
- f for fake, de orson welles

Um comentário:

Anônimo disse...

uau, dessa eu nao sabia!

natalia