segunda-feira, fevereiro 25, 2008

what the dormouse said:


como pessoa apaixonada pela década de 1960 prestes a entrar na área da computação, resolvi comprar esse livro. e gostei muito!

o texto é muito agradável, não se prende a questões técnicas. são contadas as histórias de algumas pessoas que desde o final da segunda guerra se envolveram no projeto de construir essa coisa que é hoje o computador pessoal.

estudos pra verificar os efeitos do uso de lsd na criatividade de acadêmicos, a transformação do ambiente de trabalho em alguma coisa próxima de uma sala de descanso/jogos, o desenvolvimento do que hoje conhecemos como internet, os movimentos pacifistas e a favor da liberdade e sua relação com vontade de disseminar a informação, tudo isso está lá.

muito interessante ver que os steves da apple participaram desse processo de uma maneira meio idealista mesmo. fala-se muito pouco no bill da microsoft. uma frase pode resumir o porque disso:

"Forgotten among the thousands of great fortunes since made from the personal-computing industry is the simple fact that the foundation for the industry was laid not by entrepreneurs but rather by a political activist and a group of hobbyists whose original motivation was sharing information."
o livro tá na wikipedia e pode ser comprado na amazon.

recomendo!

Nenhum comentário: