sexta-feira, fevereiro 15, 2008

sinestesia


um dos primeiros para-casas de desenho de observação, no primeiro período da faculdade de design de produto, foi representar dois tipos de sons (um que agradasse e outro que causasse uma sensação ruim) através de uma imagem.

eu gostei muito de fazer.

na aula seguinte, todo mundo levou o que tinha feito e, antes de mostrar, a gente discutiu o processo. uma coisa que ficou evidente foi a facilidade em representar o som desagradável. que eu me lembre, todo mundo observou a mesma coisa.

foi um exercício interessante. a percepção é algo muito importante para quem pretende desenvolver produtos. envolve concentração, fundamentos de gestalt e auto-conhecimento (é sério!). muitas vezes é isso que faz a diferença nas nossas escolhas.

bom, isso foi só uma lembrança que veio à minha cabeça qdo eu li esses textos sobre o cheiro do espaço e o som de uma molécula.

a sinestesia é uma realidade.

Nenhum comentário: