domingo, fevereiro 03, 2008

proxêmica


então eu vi o goodbye, dragon inn. pode não ser o tema principal, mas eu acho impossível vê-lo e não pensar numa coisa que eu aprendi que tinha nome só qdo entrei na segunda faculdade: a tal da proxêmica.

resumindo, é o estudo das distâncias entre as pessoas, a maneira como interagimos com os outros espacialmente. uma fila de banco é um ótimo exemplo: tem gente que gostar de grudar. eu sou do tipo que não suporta isso. não fico com os pés um ao lado do outro; qdo a fila anda, mexo só uma perna e mantenho a outra no lugar original, pra evitar gente muito perto de mim. e pode chamar de neurose que eu não ligo.

escolher um lugar num cinema pode revelar e incomodar muito. imagine-se sem companhia, feliz por poder ver um filme às 2 da tarde. a sala bem vazia. e aí aparece alguém que, com mais 150 lugares pra escolher, resolve se assentar ao seu lado. é quase uma agressão, qq pessoa se sentiria invadida.

a ocupação dos lugares num ônibus urbano também pode ser bem interessante de se observar.

mais sobre a proxêmica:
wikipedia em português
em inglês
matéria do nytimes.

2 comentários:

Ana B. disse...

muito interessante. me deu vontade de escrever sobre isso no meu blog. depois de morar anos fora, a maior dificuldade que eu tenho agora, morando no brasil, eh tolerar o super-encolhimento do meu espaco pessoal, o que vem me dando fama de chata. finalmente uma explicacao academica para minha implicancia!

Anônimo disse...

Oba. Aprendi uma palavra nova. :)

Natalia