free culture OU como enganar leitores
há poucos meses comprei esse livro; terminei de ler hj. atenção para o subtítulo:
the nature and future of creativity
então eu esperava um livro que falasse sobre as limitações da criação de seja lá o que for num mundo dominado pelos copyrights.
fiquei decepcionada. o autor abusa de conceitos jurídicos, dá detalhes (que eu não queria saber) sobre os casos defendidos por ele envolvendo direitos autorais e blábláblá.
ok, o lawrence lessig é um advogado, professor de universidade. é bem intencionado. mas poderia ter focado, por exemplo, no creative commons. mas não: só tem um mini capítulo, tipo um posfácio, já depois da conclusão do livro que fala sobre a organização, muito rapidamente.
frustrante.
terminei de ler e vi procurar imagens para postar alguma coisa, reclamando do livro.
foi então que eu percebi que a capa mudou. e com ela, o subtítulo:
fiquei decepcionada. o autor abusa de conceitos jurídicos, dá detalhes (que eu não queria saber) sobre os casos defendidos por ele envolvendo direitos autorais e blábláblá.
ok, o lawrence lessig é um advogado, professor de universidade. é bem intencionado. mas poderia ter focado, por exemplo, no creative commons. mas não: só tem um mini capítulo, tipo um posfácio, já depois da conclusão do livro que fala sobre a organização, muito rapidamente.
frustrante.
terminei de ler e vi procurar imagens para postar alguma coisa, reclamando do livro.
foi então que eu percebi que a capa mudou. e com ela, o subtítulo:
"how big media uses technology and the law to lock down culture and control creativity"
agora sim. é exatamente esse o foco do livro.
me senti enganada. da próxima vez que eu me empolgar, vou esperar pelo menos a segunda edição. reimpressão não vale.
me senti enganada. da próxima vez que eu me empolgar, vou esperar pelo menos a segunda edição. reimpressão não vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário