terça-feira, fevereiro 05, 2008

design, tecnologia e percepção

três exposições que ligam esses temas de alguma maneira. infelizmente, nenhuma delas no brasil.



ficou em cartaz na blank gallery, em brighton, uk, de 1 a 8 de novembro do ano passado.
era uma instalação dos artistas harry neve, thomas michalak e anna orliac em parceria com um médico. nela era possível ouvir sons gravados de órgãos, músculos, veias e ossos.


2) sex in design/design in sex


em cartaz desde o dia 31 de janeiro, até 27 de abril, no museum of sex, em nyc.
o projeto da exposição foi feita por james biber e a parte gráfica, por michael bierut. ela procura explorar a relação entre o design e sexo (dã!) desde o final da segunda guerra até os dias atuais.


3) design and the elastic mind


esta mostra será aberta no dia 24 de fevereiro e ficará em cartaz até 12 de maio no moma, em nyc.
nela será mostrado como o design pode ajudar a melhorar a relação entre as pessoas e as mudanças surgidas com o desenvolvimento de novas tecnologias, através de objetos que podem ser entendidos e utilizados.
a cadeira acima, chamada mind chair, estará exposta. ela é um projeto dos designers londrinos peter marigold e beta tank e transmite imagens ao cérebro através não dos olhos, mas de nervos presentes na pele. a técnica de substituição sensorial foi desenvolvida nos anos 1960 por paul bach-y-rita. eu quero sentar nessa cadeira!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu vou te falar. essa primeira exposição em uk, sonic body.......... não falo nada.......... como eu queria estar lá !
a segunda.......... muito sujestiva. lembrei de uma parede p/ escalar. daquelas que tem no sete cumes....rs o sexo na verdade não tá ligado só ao desingn..freud ja dizia isso: somos todos seres que só pensam naquilo....... mas o acho que o design vem colcoando todos os pensamentos( os mais perversos inconsicnetes é lógico.....rs) em prática, o que apenas comprova a teoria de sr freud.... muito legal ferds....
a cadeira........ substituição sensorial e eu com "brilho eterno de uma mente sem lembranças" na cabeça..... divagações infinitas caberiam aqui mas meu tempo tá curto!!!...............
excelente post........:)