domingo, dezembro 30, 2007

debut

fiquei assustada ao ver que faz quinze anos que a filha da gloria perez foi assassinada.

no finalzinho de 1992 eu tava no rio de janeiro. mais especificamente, na barra, perto do lugar onde ela foi atacada.
no dia 29 de dezembro encontrei pessoalmente umas amigas que conhecia só por cartas e fui pra casa de uma delas, em olaria. a mãe dela fez nhoque pro lanche e me contou que era tradição na família, pra trazer dinheiro. enqto a gente lanchava, via as notícias sobre a daniela no jornal nacional. em pouco tempo os assassinos foram identificados.


15 anos.


fico pensando se algumas dessas coisas tivessem ocorrido agora, em 2007.
no lugar de amigas de cartas, seriam amigas de internet. será que meus pais deixariam eu me encontrar com essas meninas que eles nunca tinham visto na vida?
será que teriam me deixado ir pra olaria de trem e dormir na casa de uma delas lá?

se há quinze anos alguma ação efetiva tivesse começado a tomar forma, talvez a situação da violência não estivesse tããããão delicada. é claro que todo o processo que levou o país a viver essa falta de segurança começou há mais de 500 anos. é claro que não será resolvido de um dia para o outro. mas enquanto cada pessoa ou governante ficar pensando que esse é um problema que só será resolvido a longo prazo e, portanto, hoje não há nada que pode ser feito, as coisas só vão piorar.

a gente tem que começar logo, cada um da maneira que acredita estar certa.
de 15 anos pra cá a situação piorou muito.

não sou a pessoa mais otimista do mundo, mas acredito que se cada um fizer um pouquinho, aumentam as chances de alguma coisa boa nascer.

e em 15 anos muito pode ser feito.

3 comentários:

Ana B. disse...

Oi, adoro seu blog. Voce ja ta no meu Google Reader tem um tempinho, sabia? Voltei para o Brasil tem pouco tempo e o seu eh o primeiro blog com coisas de design em portugues que eu realmente acompanho.

Engracado voce mencionar essa coisa da Daniela Perez. Outro dia eu vi o Guilherme de Padua e escrevi no meu blog sobre ele. Ta aqui: http://legallynormal.blogspot.com/2007/11/brazilian-oj.html.

Um beijo e bom 2008.

Anônimo disse...

Acabou o ano! Eeee. Otimos proximos 15 anos para voce, entao. Principalmente em termos de seguranca.

Ah, seu pai deixou a gente se encontrar e nos conheciamos apenas pela internet.:D

Quero nhoque.

Natalia

rOsI disse...

filicidades em 2008, fê. E fé :)