sábado, janeiro 27, 2007


a carambola


a carambola (Averrhoa carambola) é a fruta da caramboleira.

que eu me lembre, a primeira vez que provei (há uns vinte anos) foi numa cidade do interior de mg, onde viveram alguns dos meus antepassados.
achei meio estranha: mal a gente começa a comer e ela já acaba.

depois disso tive contatos esporádicos, nada muito importante.

até que...

na faculdade, numa das matérias de prática projetual, resolvi fazer um conjunto de sobremesa. fiz os mock-ups e aí veio a parte que eu mais gostava: produção de fotos para apresentação e defesa do projeto.
então procurei frutas - e a carambola foi a única que eu fazia questão de encontrar.
cortes transversais dessa fruta que costuma travar a boca são uma das coisas mais lindas que eu já vi - e pude - comer: estrelinhas.

depois disso, ainda na faculdade, e recebendo catálogos de empresas estrangeiras, encontrei um conjunto de potes e porta-velas (acho que existe um nome melhor pra isso) com que nome? carambola. de onde a empresa era? da escandinávia.

pausa.


e aí...

andando pelas ruas de bh agora em janeiro, vi várias pessoas vendendo o que?
carambolas.
(goiabas tb, mas isso não vem ao caso)


semana passada fiquei com uma musiquinha infantil na cabeça, sabe-se lá o porque.
a musiquinha?

twinkle twinkle little star
how i wonder what you are
up above the world so high
like a diamond in the sky
twinkle twinkle little star
how i wonder what you are...

e como a carambola tb é chamada em países de língua inglesa?
star fruit.


mas o fato mais impressionante dessa fruta tão bonita e inocente: ela pode matar.
pode e mata.
pessoas com algum tipo de insuficiência renal são terminantemente proibidas de comer a fruta, seja in natura, em suco ou em doce.
proibidas.
tudo pq ela contém uma toxina que, não por acaso, funciona como um inseticida natural.
pacientes com insuficiência renal não excretam toda a toxina que ingeriram. a toxina é absorvida pelo organismo, atinge o sistema nervoso e aí vem o estrago.

essa é a carambola.

2 comentários:

shikida disse...

carambola tb é o nome de um estranho conjunto de 6 gaitas folk usada para tocar musiquinhas tradicionais e polkas, vendida por fábricas de origem alemã como a hohner e a hering

os velhinhos adoram! :-) e é bem cara tb!

http://www.musicalfoschini.com.br/produtos.asp?tipo=Instrumentos%20Musicais&categoria=Gaita%20de%20Boca

LuccyInTheSky disse...

Love your blog! Vou visitar mais vezes! Grande abraco! Lu