sábado, maio 07, 2005


Meninas já sabem ser malvadas aos 3 anos, diz estudo (link)

A pesquisa mostrou que existem sistemas de status e hierarquia social mesmo na pré-escola

Salt Lake City, EUA - A maldade das meninas pode começar quando elas ainda estão na pré-escola, mostra estudo da Universidade Brigham Young, nos EUA. O trabalho descobriu que garotas de 3 ou 4 anos já sabem usar manipulação e pressão social para conseguir o que querem. "Pode ir desde dizer para as amiguinhas não brincarem com outra menina a ameaçar não convidar alguém para uma festinha de aniversário", disse Craig Hart, um dos co-autores do estudo. As chamadas "meninas más" valem-se regularmente da exclusão e de ameaças de "ficar de mal" quando não conseguem o que querem das outras.

Essas "malvadas" são muito admiradas por alguns colegas e destestadas por outros. Têm grande habilidade social e popularidade, mas sabem ser manipuladoras ou subversivas, se necessário. Este estudo é o primeiro a relacionar esse tipo de comportamento - mais associado a adolescentes, e conhecido como "agressão relacional" - a crianças de idade pré-escolar.

A pesquisa mostrou que existem sistemas de status e hierarquia social mesmo na pré-escola. Outro estudo da Universidade Brigham Young mostrou que as crianças mais propensas à agressão física ou relacional têm maior probablidade de ter pais que usam manipulação psicológica e frieza emocional como formas de impor a disciplina.

Nenhum comentário: