segunda-feira, janeiro 10, 2005


triste por 2 motivos: pelo que aconteceu e por ficar sabendo só agora (link).

23/12/2004 - 09h55
Morre pintor americano Tom Wesselmann
da France Presse, em Nova York

O pintor americano Tom Wesselmann, famoso pelos nus femininos e um dos mestres da arte pop ao lado de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, morreu na sexta-feira (17), em Nova York, aos 73 anos, anunciou ontem a família do artista.

Wesselmann morreu após ser submetido a uma cirurgia no coração no hospital da Universidade de Nova York. O pintor formou com Warhol e Lichtenstein um trio emblemático, do qual era o único ainda vivo.

Nos anos 60, o grupo tentou ser uma alternativa ao expressionismo abstrato e ao minimalismo americano.

Suas ferramentas foram a recuperação da pintura figurativa e a inclusão de códigos da publicidade e da história em suas obras.

Para os críticos, Wesselmann --que admirava Matisse-- realizou, sobretudo, dois tipos de obras: grandes nus femininos e naturezas mortas.

O erotismo sempre foi muito presente em sua obra. Por exemplo, "Great American Nude nr.56" ("Grande Nu Americano", de 1964) mostra uma mulher completamente nua, com o corpo bronzeado em que se nota marcas de biquíni.

Em "Bathtub 3" ("Banheira", de 1963) pode se ver uma mulher nua secando as costas em uma banheira. Os mamilos e os pêlos púbicos estão bem evidenciados, enquanto os detalhes do rosto quase não aparecem: só se vê a boca.

Wesselmann explicava ter "renunciado, por princípio, colocar o rosto nas mulheres que ilustravam seus nus". "Queria que uma espécie de movimento fluísse além do quadro, e algumas coisas, principalmente detalhadas, poderiam frear este movimento", destacou.

Nenhum comentário: