segunda-feira, abril 19, 2004

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Empresas
Volkswagen faz sucesso fabricando linguiças
Segunda, 19 de Abril de 2004, 10h43
Fonte: Gazeta Mercantil

Neste frigorífico dirigido pelo alemão Klaus Lebersweiler, uma máquina reduz, em um único golpe, 260 quilos de carne em pedacinhos de 2 milímetros. Enquanto o cortador se move a uma velocidade de 20 cortes por segundo, ingredientes são adicionados formando uma grande massa que dará origem à linguiça de curry, ou melhor, à currywurst. Este poderia ser apenas mais um entre as dezenas de frigoríficos que atuam na Alemanha, não fosse ele controlado por uma gigante do setor automobilístico, a Volkswagen AG.

Naquele que é o maior parque industrial da Europa e onde se produz o Golf, o Polo e o novo Fusca, a Volkswagen também administra um dos maiores frigoríficos da Alemanha, com produção anual de 80 mil toneladas de currywursts, uma iguaria cuja fórmula secreta não é conhecida nem mesmo pelo presidente da empresa, Bernd Pischetsrieder.

Assim como a Volkswagen AG, o frigorífico Volkswagen também coleciona números de peso. Sua produção de currywursts equivale à soma de todos os 20 frigoríficos do Rio Grande do Sul. "Produzimos, em volume, três vezes mais linguiças do que carros", diz Labersweiler. No ano passado saíram da linha de montagem 520 mil carros e 1,6 milhão de linguiças. E se no setor automobilístico a Volkswagen do Brasil luta para se manter entre as três maiores, se atuasse no Brasil o frigorífico Volkswagen teria assegurada uma importante participação de mercado, estimada em 14%.

Inicialmente, as linguiças eram uma forma barata de a montadora alimentar seus trabalhadores. Nos anos 30, quando a empresa foi fundada pelos nazistas, a cidade de Wolfsburg era um vilarejo com menos de mil habitantes e a empresa montou a infra-estrutura de alojamento e alimentação para seus funcionários. Para tal, passou a criar gado e a cultivar legumes e verduras.

Com o fim da guerra, a Inglaterra ocupou Wolfsburg e os ingleses introduziram o curry (trazido da Índia) na receita da linguiça, dando origem à currywurst. Sua receita foi aperfeiçoada nos anos 60 e desde então é um segredo tão bem guardado quanto os planos de lançamento de um carro novo. A receita da currywurst só foi modificada novamente em 2000, com o primeiro surto da doença da "vaca louca" na Europa.

Toda carne bovina foi excluída e substituída pela suína. Quatro vezes por semana, a empresa recebe carregamento de quase 2,5 toneladas de carne de porco fresca, que não contém conservantes e, na opinião de Labersweiler, é um dos segredos do sucesso da linguiça de curry. Outro segredo é o teor de gordura de, no máximo, 30%, baixo se comparado aos produtos similares, que contêm 50% ou mais de gordura. A currywurst ganhou quatro vezes a medalha de ouro da organização alemã Deutsche Landwirtschafts - Gesellschaft (DLG), entidade independente que há 120 anos premia produtos que atendam a seus rigorosos padrões de qualidade.

O sucesso da currywurst ganhou outras cidades e hoje ela é servida em cerca de 60 pontos, entre restaurantes, jogos de futebol, na Autostadt (parque temático automobilístico da Volkswagen), quiosques e até mesmo no Ritz-Carlton de Wolfsburg, hotel cinco estrelas que incluiu a linguiça de curry em seu luxuoso cardápio. A linguiça continua sendo servida no chão de fábrica, em lanchonetes montadas dentro da linha de produção. Como a fábrica de Wolfsburg ocupa uma área de 8 quilômetros quadrados - duas vezes maior que o campus da USP) na cidade de São Paulo -, os funcionários muitas vezes usam bicicletas até as lanchonetes para tomar um café, comprar cigarros ou comer uma currywurst. Lebersweiler recomenda que, de modo a ressaltar o sabor levemente picante, ela seja consumida com o ketchup VW, produzido e desenvolvido em parceria com a Kraft Foods com exclusividade para a montadora. O ketchup, vendido só nas dependências da Volks, traz o exclusivo logo "Volkswagen ServiceUnit".

Assim como a montadora, o frigorífico Volkswagen tem planos ambiciosos. A empresa estuda entrar com pedido de licença na União Européia (UE) para que a currywurst possa ser exportada para as fábricas da Europa, como as da Eslováquia, Espanha e Bélgica. O Brasil, no entanto, não está nos planos do frigorifico. "Os custos de transporte são muito elevados", diz.

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