quarta-feira, janeiro 30, 2008

vc comeria seus amigos?

(canibalisticamente falando)

acho que os meus podem ficar mais ou menos tranquilos.

terça-feira, janeiro 29, 2008

the design imperative

segunda-feira, janeiro 28, 2008

meat is still murder

(...) Global demand for meat has multiplied in recent years, encouraged by growing affluence and nourished by the proliferation of huge, confined animal feeding operations. These assembly-line meat factories consume enormous amounts of energy, pollute water supplies, generate significant greenhouse gases and require ever-increasing amounts of corn, soy and other grains, a dependency that has led to the destruction of vast swaths of the world’s tropical rain forests.

Just this week, the president of Brazil announced emergency measures to halt the burning and cutting of the country’s rain forests for crop and grazing land. In the last five months alone, the government says, 1,250 square miles were lost. (...)

continua aqui.


domingo, janeiro 20, 2008

sexta-feira, janeiro 18, 2008

jogo da capa de cd

“1. ir em http://en.wikipedia.org/wiki/Special:Random -> o primeiro título do artigo na página é o nome da sua banda.
2. ir em http://www.quotationspage.com/random.php3 -> as últimas quatro palavras da última citação são o título do cd.
3. ir em http://www.flickr.com/explore/interesting/7days/ -> a terceira foto, seja ela o que for, será a capa do seu cd.
4. postar no flickr com a tag “CD Cover Meme” "

postei.

(vi o jogo aqui)

quinta-feira, janeiro 17, 2008

física no design

a partir do pêndulo de foucault, o designer jürg näf fez esse brinquedinho


faraday stool, dos designers holandeses teun fleskens e ingmar cramers


drácula e pac-man

na cabeceira de um


a caveirinha do outro


quarta-feira, janeiro 16, 2008

lacrosse

post novo no mercado de pulgas
:)

the modern toilet: sem frescura

pensando em passar por taiwan na sua próxima ida à ásia? aproveite para conhecer o the modern toilet, em taipei. aberto em 2004, o restaurante é bem avaliado (veja aqui) e parece não ser caro: almoço completo e sobremesa por menos de 10 dólares.

eu tenho um fraco por banheiro e tudo que seja relacionado. fiquei com muita vontade de ir. fora que deve ser um grande estímulo pro funcionamento do organismo, não é mesmo minha gente?










restaurante temático é isso aí !




dieter rams X jonathan ive

as semelhanças entre os trabalhos de dieter rams na braun e de jonathan ive na apple estão sendo discutidas em todos os lugares. até no globo já saiu. é aquela veeeeelha discussão: qual é o limite entre inspiração e cópia?

veja o que tem sido dito e mostrado e tire suas próprias conclusões:

- gizmodo: 1960s Braun products hold the secrets to Apple´s future
- o globo: Vem cá! Eu te conheço?
- UnBeige: For Apple, it´s Dieter Rams all over again
- Core 77: Side by side, it´s stunning

2008

no dia 30 de dezembro de 2007 o nytimes publicou uma matéria sobre como as pessoas, em 1908, imaginavam a vida 100 anos depois. o texto pode ser lido aqui. há coisas interessantes, como a seguinte previsão de uma revista americana:

“When the expectations of wireless experts are realized, everyone will have his own pocket telephone and may be called wherever he happens to be”
além disso, o jornal perguntou a 10 pessoas - de um ganhador do prêmio nobel a uma menina de 12 anos - como seria nyc em 2108. temas atuais podem ser vistos nas respostas: a dominação chinesa, a presença dos latinos, as conseqüências do (ai) aquecimento global. quem tiver curiosidade, é só ler a matéria.


na wikipedia é possível encontrar citações sobre 2008 na ficção: isaac asimov, por exemplo, escreveu, em 1955, que os eua seriam uma democracia eletrônica: em 2008 o presidente dos eua teria sido escolhido por um programa de computador, através da busca pelo cidadão mais representativo. uma boa, né? e o último capítulo de dawson´s creek se passa em 2008, quando os integrantes da série se reencontram após 5 anos.

a onu declarou que 2008 é o ano internacional da batata. isso mesmo.

também é o ano internacional do saneamento. eu apóio.

e, segundo a amphibian ark, é o ano internacional do sapo. e eu, que não concordo com a matança generalizada de sapos em laboratórios escolares, deixo aqui a sugestão de se usar um modelo do bichinho em crochê.

terça-feira, janeiro 15, 2008

design police

acho muito necessário.
são 5 folhas disponíveis para download aqui.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

acabei de ler

marley & eu e não gostei.
só isso.

i.f.h. mondays

escatologias à parte, é engraçadinho.
gosto especialmente da parte do aniversário.

domingo, janeiro 13, 2008

estampas da semana

não sei se vou manter esse tópico por muito tempo, mas numa época em que a gente se vê agredido por estampas h-o-r-r-o-r-o-s-a-s em todos os lugares, acho válido (hohoho) postar coisas que façam bem aos olhos. aí vão duas que me chamaram a atenção nos últimos dias:

o apelido dessa estampa é jardim encantado. fofa.


poster krakatoa. tem um zoom aqui.

bonheur du jour

a expressão significa prazer diário, mas é usada para nomear um tipo de escrivaninha que, segundo a wikipedia, apareceu na frança por volta de 1760. é coisa-linda-do-mundo. uma mesa com uma parte superior, que pode ser um armário com portas ou apenas prateleiras e gavetas. os detalhes variam bastante.

essa é de 1768

não é difícil encontrar esse tipo de escrivaninha. há várias versões contemporâneas para o móvel, inclusive uma brasileira.












bonheur du jur nacional

versão modernete



na casa de um primo do meu pai tinha uma que não era tão enfeitada quanto as primeiras que surgiram, mas também não chegava perto da limpeza dos modelos atuais. devia ter sido da família da esposa desse primo-torto. os dois já morreram, o único filho do casal morreu antes dos pais e os netos já se desfizeram de tudo há muito tempo. tudo bem, meu negócio não era exatamente aquela escrivaninha, mas uma que se parecesse com ela.

cobiço uma muito bonita. não sei se vou possuí-la, mas toda vez que tenho a oportunidade de ficar perto dela, babo. e agora que sei o nome, vou babar fazendo biquinho!

sexta-feira, janeiro 11, 2008

acabei de ler

one world - the ethics of globalization
peter singer

pelo título e pela capa do livro, já dá pra saber do que se trata. o autor, peter singer, é um filósofo australiano que atualmente é professor de bioética na universidade de princeton, new jersey. ele é mais conhecido por seu trabalho em defesa dos direitos dos animais, mas a grande questão que o motiva é mesmo a ética, em todos os aspectos.

o livro procura mostrar a urgência da sociedade se ver como parte de uma única coisa e, dessa maneira, tentar melhorar a situação em que vivemos. o autor questiona a importância exagerada dada às fronteiras e de que maneira isso acentua as diferenças sócio-econômicas entre os seres humanos.

bem didático , o texto é dividido em capítulos como one atmosphere, one economy, one law e one community, sempre com exemplos práticos. não tem nada de hippie, é muito lúcido. singer consegue mostrar que há como diminuir - e muito - a fome no mundo.

não vou falar mais pq acho melhor que cada um que tenha interesse no assunto procure o livro, leia e tire suas próprias opiniões.


quarta-feira, janeiro 09, 2008

regra de três

james bond está para o royal mail

assim como

charles e ray eames estão para o united states postal service


confira a programação filatélica de 2008 dos correios brasileiros aqui.

terça-feira, janeiro 08, 2008

1 é pouco, 2 é bom, 3 é demais

elqui domos é o nome desse hotel inaugurado há três anos no vale do elqui, chile.



















são seis domos geodésicos disponíveis para hospedagem e que parecem confortáveis. no primeiro andar fica uma salinha e o banheiro. no andar de cima fica a cama e um teto desmontável. todos têm varanda e são equipados com telescópio. café, chá e literatura astronômica fazem parte do pacote.










deve ser lindo. mas eu acho que duas noites num lugar desse são mais do que suficientes. dá tempo de sobra pra tomar banho de lua na piscina e ficar vendo estrelas. mais do que isso e as crises de abstinências da poluição e do barulho acabam comigo.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

mais um vídeo criativinho



live good, dos franceses do naive new beaters



designers X humanos OU o problema da usabilidade


texto do nytimes sobre como pessoas " " criativas pensam de maneira diferente das normais e as conseqüências dessas diferenças (aqui).

domingo, janeiro 06, 2008

alfred eisenstaedt pós moderno



Koren Shadmi -Tasting Victory - 2007
artists against the war: exposição da society of illustrators



where the wild things are

novo projeto de spike jonze

"Where the Wild Things Are" follows the adventures of Max, a head-strong young boy who leaves home after having a fight with his mother – only to find himself in a mysterious forest bordering a vast sea. Misunderstood and rebellious, Max sets sail to the land of the Wild Things, where mischief reigns.


- o filme é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome de maurice sendak, publicado originalmente em 1963.

- parece que a karen o, do yeah yeah yeahs, ex do spike jonze, vai participar da trilha sonora do filme.

- ficha no imdb.

podcast azul



como eu anunciei aqui, no dia 03 de dezembro estreiou, na rádio ufmg educativa (104,5 fm em belo horizonte), o programa barbearia de blues.

agora os podcasts estão disponíveis para download. é só acessar o site aqui e aproveitar!

sábado, janeiro 05, 2008

de onde eu vim? onde estou? pra onde vou?

you are not here, you are still there and think you are here é o nome de uma exposição em cartaz em los angeles, com trabalhos de três artistas: christian cummings, michael decker e marie johnston. diz o release:

Among a disparate range of materials, methods, concepts, and concerns, the three emerging artists in this exhibition dream up a visually exuberant and formally embellished sense of being. Through individual practices which infuse humor with sincerity, and pleasure with invention, the artists here attempt to construct a space in which perception and recognition are undermined by the imagination.


na verdade eu gostei mais do título do que das obras apresentadas. dá pra ver algumas imagens aqui.

mas o que me chamou a atenção mesmo foi que minutos antes eu tinha visto esse artigo: The Physical World as a Virtual Reality, de brian whitworth. só li o abstract e fiquei com vontade de ler o resto depois, com calma:

This paper explores the idea that the universe is a virtual reality created by information processing, and relates this strange idea to the findings of modern physics about the physical world. The virtual reality concept is familiar to us from online worlds, but our world as a virtual reality is usually a subject for science fiction rather than science. Yet logically the world could be an information simulation running on a multi-dimensional space-time screen. Indeed, if the
essence of the universe is information, matter, charge, energy and movement could be aspects of information, and the many conservation laws could be a single law of information conservation. If the universe were a virtual reality, its creation at the big bang would no longer be paradoxical, as every virtual system must be booted up. It is suggested that whether the world is an objective reality or a virtual reality is a matter for science to resolve. Modern information science can suggest how core physical properties like space, time, light, matter and movement could derive from information processing. Such an approach could reconcile relativity and quantum theories, with the former being how information processing creates space-time, and the latter how it creates energy and matter.


parece viagem, tem jeito de charlatanismo, mas o cara tem uma ficha boa na massey university, da nova zelândia. tá certo que isso não é garantia de nada, eu sei. só que eu fui com a cara dele e com os campos de pesquisa que ele trabalha. maiores informações aqui.



design contre design

Design contre Design
Deux siècles de créations
26 septembre 2007 - 7 janvier 2008

Depuis les années soixante et le choc post-moderne des années quatre-vingt le mot « design » est en crise. Chacun y voit ce qu’il veut et ce mot longtemps interdit dans le langage institutionnel en France connaît une telle inflation qu’il est devenu synonyme de « bien dessiné » voire « d’objet tendance ».

Design contre Design propose de confronter des objets et des meubles de l’environnement domestique de la révolution industrielle à nos jours.



sexta-feira, janeiro 04, 2008

eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou

pois é isso mesmo: o tema desse post são os cemitérios.
eu gosto de conhecer os cemitérios das cidades que eu visito. não que seja um programa obrigatório, mas se rolar, acho bom.
e é um assunto que eu gosto, acho interessante. é hereditário.

fota turística

então vi outro dia essa matéria sobre famílias que vivem num cemitério em manila, filipinas. claro que eles não estão lá pq escolheram vivem num num lugar assim. mas pensando friamente (hehehe), se eu não tivesse condições de morar numa casa " " normal, não acharia o cemitério uma má opção. os vizinhos - teoricamente - são silenciosos e o ambiente é razoavelmente seguro (as pessoas têm medo, né?).

só falta um computador com internetch

ontem, durante uma linda conversa, veio a dúvida: o nome daquele cemitério conhecidíssimo em paris é père lachaise ou lechaise? é lachaise mesmo. e tem um site com tour virtual, dá pra ver o túmulo de muitos mortos famosos. é lindo!

existem também, é claro, os cemitérios de dezáin. aqui dá pra ver alguns exemplos. eu, pessoalmente, prefiro os antigos, com aquele ar mais fúnebre. é triste? é. mas e daí? são mais bonitos do que os cemitérios-parques.

uma coisa curiosa é o cemetery 2.0. basicamente é uma maneira de conectar visitantes de túmulos a memoriais online. vale a pena visitar o site ter mais detalhes.

musiquinha pertinente:


filminho da betty boop ao som de zum zum zum zazoeira, do fellini



quinta-feira, janeiro 03, 2008

momento chazinho na vovó

nada melhor que um bom chá pra aquecer essas tardes gélidas, não é mesmo minha gente? inspirada em coisas que eu tenho visto online, aqui vão algumas sugestões de fofuras pra compor um ambiente bem quentinho e acolhedor:


porcelanas coloridinhas


faça você mesmo sua chaleira pra enfeitar


foto artística da parede de uma autêntica casa de vó


e uma lojinha com aquele cheirinho gostoso de mofo: curious sofa.



quarta-feira, janeiro 02, 2008

samos nozes


think thank, renate hattinger